NFT

(Nutrient Film Technique ou Técnica do Fluxo Laminar)

Este é o sistema hidroponico mais conhecido atualmente, e muitas pessoas, quando se referem à hidroponia, imediatamente a relacionam com ele. No Sistema NFT normal, existe um fluxo constante de solução nutritiva, e assim sendo, não existe nenhum controlador de tempo para ligar ou desligar a bomba de circulação de nutrientes.

A solução nutritiva é bombeada de um depósito para um canal de cultura, e flui constantemente no seu fundo, na forma de um filme muito fino. Parte das raízes, fica submersa neste filme de solução, onde são banhadas constantemente, e outra parte fica em constante contacto com o ar húmido acima da solução liquida, de onde absorvem oxigénio. Após percorrer o canal, a solução nutritiva retorna ao seu depósito. 

Na cultura de plantas de pequeno porte, o canal é geralmente substituído por um tubo de secção rectangular.

Neste sistema, normalmente não existe meio de cultura, e as plantas, geralmente, ficam apoiadas em vasos ou redes de germinação, de onde as raízes ficam suspensas no ar, com as pontas mergulhadas no filme de solução nutritiva. Como em todos os sistemas hidroponicos activos, deve-se atentar à dependência da energia elétrica e proteger o sistema de eventuais falhas que possam ocorrer, por exemplo, com a adaptação de um meio de cultura adequado. Por esse motivo, no projecto de um sistema NFT, consideram-se muitas vezes fontes de energia alternativa, como um gerador eléctrico ou uma bomba accionada por baterias.

Devidamente desenhado e construído, pode ser utilizado com plantas de porte pequeno e médio, como alfaces, rúcula, agrião, manjericão, endro e malaguetas.