Produção de Forragem Verde Hidroponica

Animais felizes fazem pessoas felizes!

Esta é toda uma nova forma de produzir alimento para animais que tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos, e é fácil perceber porquê. Os animais adoram comida fresca e saudável e os seus donos agradecem!

Forragem para cavalos

Estamos a falar de uma tecnologia de produção de biomassa vegetal obtida através do crescimento inicial de plantas a partir de semente, no fundo e na prática consiste simplesmente na germinação de sementes de trigo, aveia, cevada, entre outras onde o objetivo é obter rapidamente, de forma sustentável e a baixo custo um alimento limpo e altamente nutritivo para animais.
Tem todas as vantagens de ser um produto vivo, de fácil digestão que tem um impacto significativo no aumento do peso, no aumento de produção e no aumento da fertilidade dos animais sejam galinhas, vacas, coelhos, cordeiros ou outro animal qualquer.
Como exemplo, segundo o relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) registaram-se aumentos de produção de leite em 18% e aumentos de 15% em produção de gorduras em apenas 4 semanas.


Sistema de FVH NFT - Cropking

Sistema de FVH aspersão - Dynamic Fodder

Cultivo Campo Aberto

Para além de ser um ótimo substituto do alimento concentrado, é também uma ótima alternativa de produção se considerarmos que a poupança de água e de espaço é enorme quando comparada com os métodos convencionais de pasto. O sistemas mais eficientes para produção de FVH, são na verdade sistemas hidropónicos fechados e os mais utilizados hoje em dia são sistemas verticais multi-camada NFT ou de aspersão. Consistem numa espécie de armário com várias prateleiras onde as jovens plantas crescem, em tabuleiros ou calhas, normalmente em ciclos que podem ir de 5 a 15 dias. Assim é fácil garantir uma produção diária, semanal ou mensal durante todo o ano mesmo em períodos de escassez de água, inundações ou em casos em que haja solos contaminados. O facto de produzirmos sem terra também ajuda a que a forragem seja de fácil transporte e que possa ser consumida na sua totalidade incluindo raízes.

Um sistema destes é perfeitamente apto para qualquer ambiente ou espaço o que pode ser uma grande vantagem tanto para pequenos como para grandes produtores.


Sistema de FVH Ecocenter

Sistema de FVH Ecocenter em Contentor


Vantagens Desvantagens
Poupança de água Desconhecimento da tecnologia de sistemas de produção
Melhor uso do espaço Custos de implementação mais elevados
Ciclos de produção mais curtos - 5 a 15 dias
Qualidade nutricional da forragem
Mão de Obra reduzida (1 pessoa poderá operar um sistema com 2h diárias)
Produção constante com recurso a estufa/armazém
Redução dos custos de manutenção dos animais
Aumento da produção de leite e gorduras (para o caso do gado Bovino)

Exemplo de Produção para Erva de trigo

1 Tonelada Erva Trigo por diaFVH Campo aberto
Consumo de água L/dia 1000-3000 L 500000 L
Espaço necessário 25m x 1m x 2m (25m2 com altura 2m) 20 hectares (200000 m2)

Gostaria de saber mais sobre Forragem Verde Hidroponica? Quer montar um sistema? Contacte-nos!