Instalação Horta Hidroponica Vertical Almada

No ano passado (2016) foi-nos pedido pelo Município instalar uma horta vertical hidroponica em Almada.

Antes de ir para o seu local definitivo a horta está temporariamente instalado no CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica, na Exposição Missão Reduzir: Usar bem a Energia, no dia a dia.
A exposição, organizada pela Agência Municipal de Energia de Almada e a ZERO, Associação Sistema Terrestre Sustentável, pretende divulgar formas de usar bem a energia e alertar para a importância de adotar gestos quotidianos mais sustentáveis. Composta por vários módulos e experiências interativas, a exposição inclui um modelo à escala real de uma casa onde, divisão a divisão, são mostradas práticas que poderão ser partilhadas por miúdos e graúdos.

    

As razões para este sistema se integrar tão bem nesta exposição são várias, atendendo às vantagens já conhecidas da hidroponia como técnica de cultivo. Além disso, o facto de ser vertical permite-nos obter uma elevada produção por metro quadrado de espaço de chão ocupado, sendo ideal para espaços pequenos. Neste caso não chega a 1 metro quadrado de chão ocupado.

Outra grande inovação neste sistema é a utilização de uma bomba de ar para fazer a circulação da água, o que resulta num consumo energético bastante mais reduzido do que com uma bomba de água convencional capaz de elevar a água à altura necessária, abrindo portas para a sua utilização com fontes de energia alternativas, como painéis fotovoltaicos. Isto apenas é possível graças a uma peça desenvolvida por nós, a que chamamos de "airlift".

Este sistema com capacidade para 48 plantas, é ideal para cultivar todo o tipo de plantas folhosas, aromáticas e medicinais. No entanto nesta exposição, tivemos de levar em conta o facto de ser uma instalação interior, o que levou a optar por ervas aromáticas especificas, que se dessem bem nesse ambiente.

Já imaginou ir buscar a sua salada à sua varanda? É possível!

Adicionar comentário
  • Nenhum comentário encontado