Aquaponia

A Aquaponia é o método de cultivar peixes e plantas juntos num ecossistema de recirculação que utiliza os ciclos naturais das bactérias para converter os desperdícios de peixe em nutrientes para as plantas.

Ciclo de Aquaponia http://aquaponicgardening.theaquaponicsource.com/what-is-aquaponic-gardening/
Imagem retirada do site http://aquaponicgardening.theaquaponicsource.com/

“Cycling” e o ciclo do nitrogénio

CYCLING - Estabelecer um biofiltro onde seja possível começar o ciclo do nitrogénio.

CICLO DO NITROGÉNIO - Processo constante em que as bactérias convertem Amónia e Nitritos em “comida” para as plantas. Um ciclo está completo quando não existe amónia nem Nitritos no sistema. Este ciclo começa com a introdução de peixes no sistema onde libertam Amónia (NH3+), a Amónia é tóxica para os peixes a menos que seja diluída para um nível não tóxico ou convertida para uma forma menos tóxica de Nitrogénio. A amónia atrai Nitrosomonas, a primeira de duas bactérias que vão colonizar o sistema, e que convertem amónia em nitritos (NO2) e a presença de Nitritos atrai a bactéria essencial, a Nitrospira, que converte Nitritos em Nitratos que não tóxicos para as plantas e são uma boa fonte de alimento. Quando forem detectados Nitratos e a concentração de Amónia e Nitritos baixarem para menos de 0,5 ppm pode-se dizer que o ciclo está completo e podem-se introduzir plantas no sistema.

Esta é a maneira mais convencional de começar um sistema aquapónico, existem outras que encurtam o “cycling” como por exemplo com a introdução de Amónia sintética, ou com a introdução de algas e plantas no sistema (a técnica de Murray Hallam). Ao contrário de um sistema hidropónico convencional, o pH deve estar entre os 6.8-7 porque neste tipo de sistema tem de se ter em conta os peixes, as plantas e as bactérias.

É um método de cultivo amigo do ambiente, que junta o melhor da aquacultura e hidroponia sem a necessidade de desperdício de água, ou de fertilizantes químicos. Em ambiente doméstico os sistemas Ebb & Flood ou Enche e Vaza são os favoritos porque dispensam a aplicação de um filtro, já comercialmente o DWC é o mais utilizado mas necessita de um Biofiltro.