Aplicações da hidroponia

Agricultura Urbana e Auto-cultivo

Segundo as estimativas da ONU, em 2050 seremos 9.2 mil milhões de pessoas no planeta e 70% viverá em cidades. Para nós, isto significa isto que devemos continuar à procura de soluções sustentáveis contextualizadas ao ambiente urbano. 

Colheita Hidroponica

Neste caso, a agricultura doméstica é, com certeza, uma das opções alternativas com que mais nos identificamos estando na sua base os conceitos de produção local e auto-suficiência. Também a agricultura urbana aplicada à produção comercial começa a ganhar expressão, havendo já algumas instalações a nível de estufas urbanas para restaurantes e mercados com produção própria. Tem ainda um impacto verdadeiramente positivo nas suas várias vertentes:

+ Redução nos custos de alimentação e possibilidade de geração de retorno com excedentes;

+ Maior conhecimento sobre os processos de cultivo dos alimentos que ingerimos;

+ Estimula a auto-suficiência;

+ Poupa energia, reduzindo a necessidade de transporte e respetiva conservação de alimentos normalmente trazidos de zonas rurais; 

+ Áreas inutilizadas e abandonadas podem ser utilizadas para o cultivo urbano;

+ Melhora o ambiente e a qualidade do ar na cidade;

+ Aproveitamento de resíduos para o cultivo;

+ Estimulação da dinamização local possibilitando a criação de cooperativas, associações e simples trocas de experiências entre pessoas. É também uma atividade pedagógica e terapêutica.

Como tudo na vida, a agricultura urbana também tem as suas dificuldades. As principais são a limitação de espaço e a influência da poluição urbana nas plantas que são cultivadas. 

Com o devido conhecimento e controlo acreditamos que a Hidroponia é uma ótima opção para a agricultura urbana devido à possibilidade de cultivar mais em menos espaço. A não utilização de solo permite também uma maior flexibilidade dos sistemas usados para se adaptarem aos espaços urbanos e também para possibilitar uma maior rotatividade de tipos de plantas. Existe até uma regra geral dos 30% aplicados à Hidroponia: 30% de maior número de plantas por m^2, 30% de crescimento mais rápido, 30% de colheitas mais elevadas e 30% de princípios mais ativos nas plantas.

Alfaces NFT vertical